GESTORES DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA APRENDEM METODOLOGIA LEAN PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS

Eliminar desperdícios é fundamental para uma empresa alcançar melhores resultados. Para auxiliar executivos nessa missão, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), desenvolveu o curso Lean para Gestores. O objetivo desta edição é orientar empresários do setor metalmecânico sobre as melhores práticas desta filosofia que promove mudanças de comportamento e de cultura organizacional.

 

O projeto piloto “Lean IEL” para o setor metalmecânico oferece três módulos de capacitação e visitas acompanhadas por especialistas da área que auxiliarão na implantação dessa filosofia nas empresas, totalizando oito meses. Ao final, cada empresa apresentará um projeto com sugestões de novos processos inspirados na filosofia lean e os resultados esperados.

 

“A ideia é orientar os responsáveis por essas empresas e estimular uma mudança de cultura e conduta em seus locais de trabalho. Serão discutidos, ao longo do curso, os comportamentos que levam um líder a alcançar o sucesso”, explicou Diogo Kosaka, gerente de Projetos do Lean Institute Brasil.

 

Na aula inaugural, Alexandre Reis, superintendente do IEL, explicou que o Instituto tem como missão ser reconhecido no estado do Rio como a Escola de Negócios da Indústria: “O IEL está trabalhando para alcançar essa referência a partir de uma série de cursos. Esse, em especial, atua na formação de executivos em consultoria”.

 

Leonardo Winem, coordenador de Recursos Humanos da Fabrimar, acredita que a capacitação permitirá melhorar processos dentro da empresa e manter o fluxo contínuo de trabalho. Para ele, essa mentalidade é fundamental para o desenvolvimento sustentável das empresas.

 

“Na Fabrimar, estamos revisando processos e buscando melhorar nossa qualidade, por isso viemos ao curso. Nosso objetivo como empresa é oferecer satisfação aos clientes, garantir um ambiente de trabalho saudável para os funcionários e dar retorno de capital aos acionistas”, destacou.

 

Lucas Alexandre Gobo, especialista em Melhoria Contínua da Marcopolo, planeja aperfeiçoar o Departamento de Lean de sua empresa: “Estamos executando conceitos e ferramentas lean há um ano e meio. Busquei o curso para colher subsídios teóricos e práticos que permitam otimizar nossos resultados”.

 

Origem da filosofia

 

De origem japonesa, a filosofia lean surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial. Em 1955, os executivos Taiichi Ohno e Shigeo Shingo desenvolveram um sistema de produção para a Toyota Motor Company. A ideia foi fundir conteúdos das religiões asiáticas com as ideias de produção oriundas dos Estados Unidos. Esse sistema unificado de alta produtividade e qualidade tornou-se o Sistema de Produção Toyota.

 

O lean valoriza conceitos como: especializar valor sob a ótica do cliente; alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor e realizar essas atividades sem interrupção, sempre que alguém as solicite e de maneira cada vez mais eficaz; e sempre evitar o desperdício, seja no transporte ou na correção dos serviços, por exemplo. 

 

O projeto tem previsão de término em fevereiro de 2018. A aula inaugural aconteceu em 11 de junho, no SENAI Tijuca.

SINDMMEP

AV. DOM PEDRO I, Nº 579 - CENTRO - PETRÓPOLIS, RJ

Tels: (24) 2243 - 5740 / 2242 - 7726

 

Sindicato filiado ao:                   Apoio:

 

Copyright © 2017 SINDMMEP - Todos os Direitos reservados - Desenvolvido por SENAI-RJ.